ATÉ QUANDO DEVO PERDOAR?
Dar perdão também é se perdoar!
Nós temos uma grande dificuldade em lidar com o perdão, algumas pessoas aprendem com mais facilidade de perdoar, ou lidar com esse sentimento.
Mas outras já são irredutíveis e dizem, "Não perdoou de forma alguma", e até se justificam, "Se eu perdoar quem me garante que não vão fazer de novo". De fato é muito difícil aprender a perdoar, mesmo porque o perdão em sua grande maioria envolve parte de nossa culta, pois em muitos casos indiretamente ajudamos para que o fato aconteça, ou até de tanta magoa que sentimos nos culpamos de ter confiado no outro, de nos entregarmos ao outro, e essa culpa que carregamos só nos faz mal. Para perdoarmos o outro temos que perdoar a nós também, perdoar o que sentimos pelo outro de ruim, perdoar por sermos falhos, por não ajudar ao próximo a ser alguém melhor, e também seguir o mandamento de Deus: E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; Mateus 6:12
O ato do perdão não é amnésia, o esquecimento do que houve, isso é doença, perdoar e se lembrar do que aconteceu e isso não causar mais sofrimento, a cicatriz está ali, mas não traz mais dor, eu lembro de tudo mas já estou curado.
Perdoar também não implica muitas vezes em reconciliação, reconciliar é refazer um acordo, quando perdoamos seguimos o mandamento de Deus, se a pessoa não mudar seu comportamento isso continuará nos ferindo então não conseguiremos manter um acordo em comum.
Quando falamos de perdoar o esposo(a), ai é mais muitas vezes é mais difícil, quando deveria ser mais fácil já que na presença de Deus dizemos que estaríamos juntos até que a morte nos separe, mas mais uma vez ressalto que perdoamos como é mandamento de Deus mas não reconciliamos com aquele comportamento, se a outra pessoa está fraca a ponto de possivelmente voltar a cometer o erro, oramos a Deus para que Ele possa trabalhar em nosso coração e nos ajudar a vencer esses obstáculos.
Leia e medite:
Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
Mateus 18:21,22
Até no último instante Ele nos perdoou:
E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes. Lucas 23:34
Comentários
Postar um comentário