CUIDANDO DO TEMPLO DO ESPÍRITO

Mitos e verdades sobre alimentação saudável

De tempos em tempos surgem notícias que fazem cair por terra antigas crenças em relação à alimentação. Em meio a tanta informação, existem muitos mitos e verdades sobre alimentação saudável, o que prejudica a escolha dos alimentos de quem deseja ter uma dieta equilibrada. Para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto.

Instruções

Até pouco tempo atrás os ovos eram considerados os grandes vilões de um cardápio saudável. No entanto, hoje em dia, já se sabe que eles são extremamente saudáveis por possuírem uma série de vantagens. Entre elas, destaca-se o fato de ser uma preciosa fonte de proteína, além de contar com minerais como potássio, cálcio e magnésio, bem como vitamina A e D, sendo que essa segunda é encontrada em poucos alimentos. Já o colesterol que os ovos possuem é o do tipo bom, sendo que o melhor é ingeri-los cozidos em água ou preparar o ovo pochê.

Outro entre os mitos sobre alimentação saudável é a crença que café faz mal à saúde. Quando se fala sobre essa bebida é importante usar uma regra que, na verdade, vale para todos os alimentos: moderação. Quando consumido sem excesso o café oferece uma série de vantagens ao organismo. Entre eles, ser fonte de antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce das células e diferentes doenças, além de ser uma fonte inegável de energia. Porém, a cafeína, que também está presente no chá verde, por exemplo, em excesso causa efeitos colaterais. Em algumas condições, como gestação, ansiedade e insônia, é melhor reduzir o consumo.

Outro alimento controverso é a tão falada barra de cereal, que cai super bem nos lanches entre as principais refeições do dia e que é muito indicada para dietas de redução de peso. A verdade é que as barras de cereais encontradas no mercado, na sua maioria, não possuem apenas cereais, mas sim, açúcar e demais componentes em excesso que não combinam com um cardápio que busca o emagrecimento. Melhor do que a barra de cereal para os lanches são as frutas, nozes, castanhas e outras oleaginosas, iogurte natural, frutas secas, como ameixa e damasco, por exemplo.

Porém, isso não quer dizer que as barras devem ser eliminadas totalmente do seu cardápio, ainda mais se você gosta de consumi-las, só não pense que está tendo o melhor hábito alimentar do seu dia. No entanto, é melhor uma barra de cereal do que uma barra de chocolate ao leite. E mais: há versões realmente mais saudáveis, basta conferir no rótulo do produto. O mesmo mito sobre alimentação saudável existe em relação à granola, pois é feita com sementes e cereais, os quais são ótimos para a saúde. Mas da mesma forma perdem o seu status de alimentação saudável quando são consumidas as versões com açúcar branco. O melhor é optar pelas que possuem açúcar mascavo ou mel ou mesmo pelas granolas sem adição de nenhum adoçante.

Os alimentos com gordura zero, o que é uma das últimas febres em termos de alimentação e o que pode ser visto inclusive em iogurtes também precisa das suas ressalvas. As gorduras por muitos anos foram taxadas como os piores nutrientes de todos os tempos. Depois se descobriu que existem gorduras que fazem bem ao organismo, até porque muitos hormônios apenas funcionam se elas estiverem presentes. Embora ainda exista polêmica sobre o assunto, a questão é que um alimento gordura zero não é necessariamente a melhor opção. No caso dos iogurtes, quando eles são fabricados sem gordura, perdem o seu sabor, e para compensarem colocam adoçantes artificias, os quais se sabe, há muito tempo, que não são nada benéficos para a saúde, essa sim, é uma verdade.

Este artigo é meramente informativo, não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Extraído site umcomo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A RESPONSABILIDADE DO CONHECIMENTO