CUIDANDO DO TEMPLO DO ESPIRITO

7 dicas para melhorar a relação das crianças com os alimentos saudáveis

Com tanta oferta de alimentos industrializados e extremamente doces e gordurosos, é cada vez mais importante criar hábitos alimentares saudáveis desde cedo. Por isso, é importante criar um ambiente em que as crianças aprendam a fazer boas escolhas e a se relacionarem com os alimentos de maneira apropriada. Veja abaixo 7 dicas que podem ajudá-lo(a) nessa empreitada:

Resultado de imagem para crianças se alimentando
  1. Evite colocar restrições: restrições alimentares aumentam o risco de a criança desenvolver distúrbios como a anorexia ou a bulimia quando for mais velha, e podem ter um efeito negativo em seu crescimento e desenvolvimento. Em vez de proibir alimentos, fale sobre todas as opções saudáveis que existem e encoraje a sua família a escolher frutas, legumes, verduras, cereais integrais, carnes magras e laticínios com baixo teor de gordura, evitando alimentos altamente processados e de baixa qualidade.
  2. Só compre o que for saudável: lembre-se que não são as crianças que vão ao mercado fazer as compras, por isso elas só comerão o que você comprar e trouxer para casa. Em vez de encher o armário com bolachas recheadas e outros alimentos processados, escolha opções mais saudáveis (feitos com grãos integrais, por exemplo) e disponibilize frutas (frescas e secas) e outros lanches mais adequados para seus filhos ou netos. 
  3. Dê o exemplo: crianças aprendem mais com aquilo que você faz do que com o que você fala, por isso aja da forma que você quer que ela aja e só coma o que for bom para ela comer também.
  4. Não rotule a comida como “boa” ou “má”: em vez disso, ensine sobre os benefícios de cada alimento utilizando assuntos que sejam de interesse da criança. Você pode dizer, por exemplo, que carnes magras como o frango e o cálcio do iogurte podem ajudá-la a ficar mais forte, que os antioxidantes presentes nas frutas e vegetais deixarão sua pele e cabelos mais bonitos e brilhantes, e que tomar um bom café da manhã pode fazer com que ela se concentre melhor na aula.
  5. Elogie as boas escolhas da criança, mas não brigue por causa das ruins: quando o seu filho ou neto escolher alimentos saudáveis, encoraje-o com sorrisos e elogios. Quando a escolha for por alimentos cheios de gordura e açúcar, sugira opções mais saudáveis (como batatas assadas com um pouco de óleo em vez de batatas fritas, por exemplo).
  6. Nunca use comida como recompensa: essa prática pode gerar problemas de peso no futuro e uma relação problemática com o alimento. No lugar, premie a criança com alguma atividade física divertida, como um passeio no parque ou uma sessão de pega-pega ou esconde-esconde, por exemplo.
  7. Jantar em família: estudos mostram que crianças que se sentam na mesa com os pais para fazer suas refeições se alimentam melhor e desenvolvem menos problemas sérios quando chegam à adolescência. Se esse não é um hábito em sua casa, crie-o gradualmente. Vocês só têm a ganhar!
Extraído site receitadevida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A RESPONSABILIDADE DO CONHECIMENTO