CUIDADO COM AS QUEIMADURAS

Como tratar uma queimadura de segundo grau

As queimaduras são definidas como a lesão dos tecidos moles do corpo, devido às altas ou baixas temperaturas. Podem ser produzidas por diversos tipos de agentes: físicos, químicos ou radiações. Também se dividem pela profundidade da pele afetada, tendo assim queimaduras de 1º grau, 2º grau e 3º grau. Vamos lhe explicar como tratar uma queimadura de segundo grau.

As queimaduras de segundo grau são as que afetam a epiderme e a derme, ou seja, a camada externa da pele e a derme, que é a camada de pele situada por baixo da epiderme e firmemente ligada a ela. Deste modo, ao nos queimarmos deveremos avaliar a gravidade da queimadura e determinar assim se podemos curá-la nós mesmos ou se é necessário ir às urgências ou a um centro médico. Dependendo do grau em que a pele tenha sido afetada, deverá ser o pessoal especializado quem intervenha para tratar a queimadura, assim como também se a queimadura ocorreu por algum agente químico ou por eletricidade.

Assim, as queimaduras de segundo grau caraterizam-se por, vermelhidão da área afetada, dor intensa, ardor e aparecimento de bolhas.

Por outro lado, as queimaduras podem se dividir entre queimaduras menores e extensas, segundo a extensão das mesmas e, por conseguinte, o seu tratamento será diferente. Ao mesmo tempo, é importante referir que deverá ir a um médico de imediato se a zona afetada por uma queimadura de segundo grau for o rosto, as mãos, pés, glúteos ou qualquer articulação.

Se se tratar de uma queimadura menor de segundo grau em uma parte do corpo diferente das citadas no passo anterior, a primeira coisa a fazer é molhar a ferida debaixo da torneira de água fria ou mergulhá-la em um recipiente com água durante pelo menos 5 minutos. Deste modo, conseguirá aliviar a sensação de ardor causada pela inflamação e, ao mesmo tempo, estará limpando a área afetada para evitar que a infeção prolifere. Também pode ser útil cobrir a zona afetada com uma gaze estéril úmida.

De seguida e o mais rápido possível, deverá aplicar uma batata crua sobre a área queimada para reduzir assim a dor graças às propriedades calmantes deste tubérculo. No entanto, esta é apenas uma solução momentânea e que não nos livrará de curar a queimadura de segundo grau e as possíveis bolhas que possam derivar dela.


Além disso, é muito importante referir que nunca se deverão rebentar as bolhas que aparecem devido à queimadura de segundo grau, uma vez que o líquido do seu interior é o que protege as camadas mais internas da pele. Caso contrário, uma ferida aberta ou em carne viva será um foco de infeções e, por conseguinte, de complicações.

Se a dor for muito intensa, o mais recomendável é consultar um médico de imediato para que possa examinar a queimadura e determinar qual é o tratamento mais adequado. Além disso, talvez possa receitar algum medicamento que ajude a reduzir a inflamação e a aliviar a dor.

Não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Conselhos
Não deve rebentar as bolhas, isso causará infeção.
Consulte um médico no caso de queimaduras graves.

Extraído site um.como

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A RESPONSABILIDADE DO CONHECIMENTO