CUIDANDO DA SAÚDE TIRANDO O MOFO

Como tirar o mofo em casa com receitas caseiras

Algumas técnicas podem ser usada para acabar de vez com esse problema, evitando consequências mais graves, sobretudo para a saúde.
No inverno, em decorrência das baixas temperaturas e do clima úmido, várias partes da casa são atingidas por mofo. Geralmente as partes mais vulneráveis ao problema são paredes, armários, roupas, carpetes, pisos e até objetos de uso pessoal.
Além de causar incômodo estético, o mofo acarreta outros problemas mais graves relacionados à saúde, sobretudo na parte respiratória.
Algumas técnicas caseiras podem ser usadas para acabar de vez com esse problema, evitando assim consequências mais graves, seja para a saúde ou a própria proliferação do mofo.
O mercado oferece alguns produtos que são próprios para tirar o problema do mofo da sua vida, porém, não custa nada incorporar no seu dia a dia algumas técnicas para prevenir e, se já for incidente, acabar com ele de uma vez por todas.
O que fazer para tirar o mofo de dentro de casa


Segundo o biólogo Alexandre Nunes, o mofo é um problema que pode ser considerado clássico.

“O mofo é um fungo que aparece com a alta umidade. Basta só o tempo esfriar um pouco para que comecem a ser identificados pontos de proliferação desses microrganismos. No período de frio e chuva, o fungo aparece com mais frequência no guarda-roupa, paredes e móveis”.

Mediante os problemas que podem ser desenvolvidos a partir da incidência de mofo em casa, algumas medidas são necessárias para tirar esse fungo de uma vez por todas do seu dia a dia, sobretudo no inverno.

A partir de algumas dicas e informações, Alexandre Nunes ensina como fazer para evitar o mofo e também para acabar com ele. Por isso, fique de olho e preste atenção em todos os detalhes. Sua saúde vai agradecer!
Veja como evitar o mofo no guarda-roupa


Um dos locais onde o mofo é mais incidente é no guarda-roupa e, consequentemente, em algumas peças de roupa.

Para acabar com o problema, uma das soluções mais fáceis e práticas, segundo o biólogo Alexandre Nunes, é deixar as portas do móvel abertas por cerca de 15 minutos por dia. “Isso vai fazer com que o ar circule, o que vai evitar o aparecimento de mofo”.

Se você percebeu o aparecimento do mofo em algumas partes do guarda-roupa, passe um pano umedecido no vinagre de maçã. Logo em seguida, deixe as portas abertas para eliminar o cheiro forte do produto.

“Se mesmo assim, depois de algum tempo de realização do processo você percebeu que o mofo ainda persista, repita o processo com a utilização do vinagre”, indica o biólogo.

Como prevenção, você pode usar ainda um pouco de giz espalhado por alguns pontos do guarda-roupa. “O produto absorve toda a umidade, evitando, assim, o aparecimento e consequente proliferação do mofo”, diz Alexandre.

Além disso, o mercado oferece alguns produtos específicos para evitar o mofo. Eles estão disponíveis para venda nos supermercados.


Como limpar as roupas mofadas

É muito desagradável perceber que aquela sua roupa preferida está sendo alvo dos microrganismos que causam o mofo, certo? Geralmente isso acontece com aquelas peças que são usadas com menor frequência.

Para evitar que o problema aconteça, um solução bem prática é colocar a roupa estendida no varal. O sol ou até mesmo a ventilação, vão evitar a proliferação do mofo nas suas peças.
Como tirar o mofo das roupas de couro

As peças de couro, que não são usadas com certa frequência podem ser alvo do mofo, principalmente se guardadas no armário. Para que isso não aconteça, a dica é colocar a peça no varal, regularmente, para receber ventilação.

Fora isso, você também pode umedecer um paninho com um pouco de óleo de bebê e passar em toda a peça. Além de hidratar o couro, ela vai evitar o aparecimento do mofo.

Para aquelas peças que o mofo já foi identificado, a indicação é lavar a peça. Nesse caso, opte por uma lavanderia especializada, já que fazendo a lavagem em casa você pode danificar a peça.

Outra solução é umedecer um pano com um pouco de vinagre de maçã e depois deixa-la ao ar livre. “Essa mesma dica vale para os sapatos, já que a maioria deles são confeccionados em couro”, emenda o biólogo.

No geral, em se tratando de mofo na roupa, Alexandre Nunes diz que “ficar sempre atento ao menor sinal do aparecimento dele é imprescindível, já que, quando ele se alastra fica muito mais difícil de se remover”.

Como limpar roupas brancas com mofadas

Se você identificou resquícios de mofo em alguma peça branca, basta preparar a seguinte solução para removê-lo: um litro de água e uma colher de sopa de água sanitária. Misture a solução e deixe a roupa de molho por cerca de 15 minutos. Passado esse tempo, lave a peça normalmente.

“É importante misturar bem os ingredientes, já que há perigo de manchar a peça caso essa fase do processo seja ignorada”, detalha Alexandre.

Como eliminar o mofo de roupas coloridas

Para tirar o mofo nas roupas coloridas, você vai precisar de uma bacia, um litro de água e suco de um limão. Misture todos os ingredientes na bacia e coloque a roupa de molho por cerca de 15 minutos. Depois, é só lavar a peça normalmente.

“O limão também é um ingrediente que mata o mofo de forma definitiva. Se apenas lavar a roupa, há perigo do mofo voltar a atingir a peça”, informa o biólogo.
Toalhas de banho mofadas: Como limpar

Por ser uma peça que sempre está exposta a água e a umidade, a toalha de banho não está livre da incidência do mofo.

Para tanto, a dica é prestar bem atenção na própria toalha: se ela apresenta pontinhos preto ou cheiro característico. A peça deve ser bem lavada, inclusive pode ser aplica a técnica usada nas roupas comuns, tanto as de cor branca como as coloridas.

Depois que acabou de usar a toalha, procure estendê-la em um local que receba muita ventilação.
Como eliminar o mofo nas paredes da casa

Nesse ponto em específico, a primeira medida que você deve tomar é verificar se não existe nenhum ponto de vazamento ou infiltração que esteja colaborando para o aparecimento do mofo. Caso seja esse o problema, entre em contato com um encanador para que ele resolva o caso.

Se o mofo na parede for causado pela própria umidade, a dica é misturar água sanitária e água, na proporção de meio a meio. Você pode aplicar a mistura diretamente na parede com ajuda de um borrifador ou então umedecer um pano.

Depois disso, deixe a solução agindo por 30 minutos. “É aconselhável que o processo seja realizado com a utilização de luvas, para evitar alergias”, diz Alexandre.

Caso o mofo esteja muito alastrado, a dica é preparar a solução indicada anteriormente, logo em seguida, após o intervalo de 30 minutos, usar uma espátula para raspar.

Você vai perceber que a parede ficará um pouco danificada, sendo necessária a pintura da área. “A maioria das tintas de parede utilizadas possuem uma solução antimofo na fórmula, evitando que o problema se repita”, informa o biólogo.

Extraído site remediocaseiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A RESPONSABILIDADE DO CONHECIMENTO