SAÚDE, DORES NA COLUNA
Dor nas costas: principais causas, tratamento e prevenção
A dor nas costas é um problema bastante comum na população. “Cerca de 90% das pessoas, eventualmente, vai apresentar algum tipo de dor nas costas. No geral, essas dores afetam mais os idosos e pacientes sedentários”, comenta Eduardo Abdala, ortopedista e cirurgião de coluna, do Hospital Santa Luzia, da Rede D’Or São Luiz.
É interessante saber que a dor nas costas pode ser aguda (quando tem início rápido, começou há pouco tempo) ou crônica (quando dura por no mínimo três meses), conforme destaca Rodrigo Souza Lima, médico ortopedista e subespecialista em cirurgia de coluna minimamente invasiva, da Clínica Ortosul.
As causas são inúmeras e a identificação delas junto ao médico é essencial para que seja indicado um tratamento adequado.
Dor nas costas: quais podem ser as causas?
Abdala explica que a principal causa de dor nas costas é a lombalgia, caracterizada pela dor na região lombar, acometendo especialmente pacientes jovens e sedentários. Conheça esta e outras causas e as principais características deste problema que afeta tantas pessoas de diferentes idades no mundo inteiro.
Dor nas costas do lado esquerdo ou do lado direito
Segundo Abdala, o lado da dor em si não tem muita relevância. “Isso vai depender do lugar acometido pela causa do problema. No caso de doenças renais, por exemplo, as dores nas costas podem vir tanto do lado direito, quanto do esquerdo – de acordo com o rim prejudicado”, diz.
Assim, o ortopedista e cirurgião de coluna destaca como possíveis causas de dor nas costas (que pode ocorrer tanto do lado esquerdo como do lado direito):
- Problemas renais
- Problemas musculares
- Lombalgia (coluna em si, na parte óssea, acometendo articulações)
- Hérnia de disco
- Cólicas menstruais
Relatar ao médico o local, a frequência e a intensidade da dor nas costas ajudará a identificar a causa do problema.
Dor na lombar
A principal causa de dor nas costas é a lombalgia, conforme destaca Abdala, caracterizada pelo incômodo na parte mais baixa da coluna, acometendo pacientes jovens e que não praticam atividades físicas. São inúmeras as possíveis causas de dores na lombar, assim como outros problemas que acometem a coluna. Entre elas:
- Sedentarismo
- Músculos (devido ao mau jeito)
- Articulação
- Hérnia de disco
- Artrose (desgaste da coluna)
- Cólica
- Problemas renais
“Apesar de depender do quadro clínico, as duas causas mais comuns são: hérnia de disco (na qual a dor se intensifica com o movimento e costuma irradiar pra região genital) e cólica do cálculo renal (dor constante que independe do movimento)”, acrescenta Abdala.
Rodrigo Souza Lima acrescenta que a lombalgia seria uma resposta natural do organismo a sobrecarga ou doenças degenerativas da coluna lombar. “Há ainda, outras condições médicas que podem cursar com sintomas de dores lombares. Normalmente, ela é resolvida pelo tempo e tratamento não cirúrgico”, diz.
Dor na cervical
Também são diversas as possíveis causas da dor na cervical. Mas, a mais vista nos consultórios, de acordo com Abdala, é a dor muscular que, normalmente, está relacionada a fatores como:
- Má postura
- Artrose
- Algum tipo de estresse
- Propensão à síndrome miofascial (dor muscular que se manifesta quando um ponto específico do corpo é pressionado)
O paciente com dor na cervical pode se queixar de uma dor leve local, da sensação de cansaço e até mesmo de dores limitantes para desenvolver suas atividades diárias.
Dor nas costas ao respirar
Abdala esclarece que, normalmente, ao respirar, é mais comum sentir dor nas costas por questões musculares. “Quem sofre de artrose tende a ter a musculatura intercostal acometida. Ou, quando está frio, o mesmo acontece com várias pessoas. A dor ao respirar também pode se manifestar a partir de um trauma, ou seja, quando há lesão em alguma parte da coluna (bateu, caiu, etc.)”, explica.
Ficar atenta às características da dor e relatar com precisão suas atividades e hábitos ao médico ortopedista ajudará o profissional a diagnosticar a causa da dor nas costas e permitirá que ele indique o tratamento mais adequado.
Extraído site dicasdemulhar
Comentários
Postar um comentário